top of page

Os 10 Mandamentos do Black Belt

1-) Você é um BLACK BELT, você não está Black Belt - É engraçado, mas ser Black Belt altera toda a sua vida, a sua maneira de enxergar os processos na fábrica, no escritório, no restaurante que você almoça com a sua família, a portaria de uma empresa que você visita e precisa de autorização para entrar, o trânsito da sua cidade, até o comportamento das pessoas no dia a dia. A maneira que você passa a colocar e expor suas ideias muda a partir do momento em que você começa a conversar com base em dados e fatos;

2-) Ser uma referência sempre - Ser Black Belt é ser íntegro, honesto e comprometido com soluções de problemas e com relação a postura pessoal e profissional. Isso é percebido rapidamente por todos, você adquire credibilidade através do seu conhecimento. As pessoas devem ter segurança nos números gerados por você, nas sugestões de melhoria que você indica e na maneira pela qual você desenvolve seus projetos. Aplica-se os recursos e as ferramentas certas de acordo com as situações que aparecem durante o desenvolvimento de seus projetos. O que acontece durante o projeto é que demanda qual ferramenta deve ser utilizada e como deve ser utilizada. O bom senso e a visão crítica devem ser comedidas, e TUDO deve ser valorizado. Tudo que fazemos em nosso dia a dia tem um custo, portanto devemos sempre ter como DRIVE principal, a relação de custo e benefício das ações propostas, investimentos e recursos sugeridos e aplicados.

3-) Ser um facilitador - Problemas críticos sempre existirão nas empresas e em nossa vida pessoal. Como resolvê-los, depende muito de como fazemos o trabalho. O Black Belt NUNCA menospreza um problema ou um projeto, ele sempre ajuda seus pares e os outros colaboradores com soluções alternativas e sempre estuda esses problemas de uma forma bem aprofundada, NUNCA é superficial e genérico.
Bom é inimigo do ótimo, sempre será uma frase deverá te acompanhar. Num cenário onde todos levantarem situações negativas e empecilhos para a solução de problemas, o Black Belt deve ser sempre a pessoa que demonstra alternativas de soluções.



4-) Ser Black Belt não é ser um SUPER-HERÓI, mas quase . . . -  Não se iluda, outras pessoas já estudaram muitas vezes os processos sob os quais os projetos são desenvolvidos. Não devemos menosprezar isso. Não conseguimos resolver nada sozinhos. A formação da equipe dos projetos é FUNDAMENTAL para o sucesso do mesmo. A participação do Champion como suporte interno, do Master Black Belt como orientador, da SETA como ajuda na metodologia e muitas vezes como parceiro do BELT no desenvolvimento do projeto e, até de outros Black Belts como pares para troca de ideias, devem ser sempre alternativas em aberto para o sucesso do projeto.

Thinking outside the BOX. Muitas vezes, as melhores soluções e muitas vezes, as mais baratas, estão em ações criativas. Visita à outras empresas que já fizeram algo semelhante ao seu escopo, envolvimento de departamentos de suporte nem sempre ligados diretamente ao processo estudado, como jurídico, comunicação, financeiro, comercial, logística, etc. Clientes e fornecedores também devem e podem ser envolvidos quando necessário. Simplificar sempre é um DOGMA em nossa vida.

5-) Saber o que é SER Seis Sigma - Seis Sigma é o processo quase perfeito de acordo com às exigências e necessidades do CLIENTE do projeto. O projeto deve atender sempre às necessidades do seu cliente, seja ele interno ou externo. Mesmo quando algo impossível é requerido, devemos negociar com eles um meio termo, sempre baseado em dados e fatos. Mostramos como estamos, onde conseguimos chegar e como chegar.

6-) Ser especialista em Processos - Estudamos, medimos, analisamos, melhoramos e controlamos PROCESSOS. Não medimos pessoas, não somos parciais e não envolvemos sentimentos em nossas análises e decisões. Somos sempre imparciais e otimistas com relação à equipe, às análises que realizamos e as sugestões de melhoria que propomos.

7-) Fazemos parte de cerca de 1-3% do efetivo das Organizações - Cada projeto é um caso de sucesso. Cada atividade nossa deve ser vista como um projeto. O tamanho desse projeto e a quantidade de pessoas e ferramentas que devem ser envolvidas e utilizadas para isso, o projeto irá demandar. A rotina do Black Belt é tentar aplicar o método no máximo de situações possível para solucionar problemas de maneira sustentável. Tentativa e erro deve ser DELETADO de nosso vocabulário. Utilize o método ao seu favor, não seja refém dele.

Seja humilde e conciliador. Não se esqueça das razões que te levaram até a posição que ocupa hoje, serão as mesmas que te levarão a outros patamares. Historicamente, esse percentual é o aplicado e desenvolvido nas organizações que possuem um programa de melhoria contínua Lean Six Sigma.


8-) Vivenciamos a Melhoria Contínua - O Black Belt é um incomodado por natureza. Buscamos sempre a evolução de processos, de nossa carreira profissional, de nossa formação acadêmica e de nosso relacionamento com as pessoas. Acreditamos efetivamente que podemos melhorar o mundo, a começar pela nossa empresa e nossa casa. Traga sempre a sua vivência e experiência profissional, assim como a sua formação acadêmica, para dentro do método e a favor dos projetos que nos envolvemos. Não existe método melhor ou pior. Tudo que fazemos e passamos, é o que nos torna a pessoa e o profissional que somos.

9-) Não somos apenas NERDS em Estatística - Em todas as situações, use o método sempre atrelado ao bom senso. Muitas vezes temos que ver o cenário como um todo, não basta ter a solução certa para um problema. Temos que ver se é o melhor momento para implementar essa solução. Nem por isso, devemos deixar abordar esses pontos ou levantar as questões pertinentes que aparecerem. Formalize um Plano de Ação, mesmo que seja algo a ser implementado à Longo Prazo. Não existe problema que não tenha solução, principalmente quando o foco está em processos. Somos preparados para desenvolver sempre uma visão macro e micro dos processos que estudamos. Devemos ser gestores, estratégicos e técnicos sempre que necessário.

10-) Método e ferramenta são “meios” . O resultado para o Negócio é o “fim principal” - O foco é o Negócio / Resultado . O Black Belt é um facilitador . Não cria mais uma barreira . Ele ajuda a empresa a melhorar seus processos através da metodologia e das ferramentas . Somos profissionais de Negócio . O objetivo principal é tornar a empresa mais eficiente e mais lucrativa.



Eduardo José Marcondes de Oliveira

 

Artigo publicado na revista Exame:

© NT DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

NT Desenvolvimento Gerencial


Email: contato@ntdg.com.br

 

Contato

Socialize-se conosco

bottom of page