Necessidade de um programa de Melhoria Continua
Pande et al' comentam um case acontecido em uma das maiores unidades de negócio da GE Capital:
Enquanto as equipes explicavam seu Progresso a líderes da empresa, o principal executivo da empresa começou a desafiar um dos líderes de equipe. "Se você pensa que este é o problema", disse o executivo, "per que você não...?" a sugeriu uma solução. O líder da equipe tentou explicar que suas análises a dados eram preliminares e que mais trabalho seria necessário para confirmar suas suspeitas. O executivo insistiu ao longo de mais vários minutos, entretanto, argumentando em favor da solução que propusera. Face ao interrogatório do "chefe do chefe do seu chefe", o líder de equipe tornava-se cada vez mais embaraçado a inseguro quanto a come responder.
Naquele momento, num ate de coragem corporativa, um dos "Black-Belts" da empresa, um gerente de serviços financeiros que atuava como treinador das equipes 6σ, literalmente se interpôs entre o principal executivo a os gráficos da equipe. Declarou em essência: "Nós não vamos simplesmente nos atirar em uma solução porque estamos utilizando o processo 6σ!"
O líder da empresa imediatamente reconheceu seu erro. Em vez de se zangar, riu e desculpou-se. Depois, dirigindo-se a todo o grupo, ele contou a história e elogiou o Black-belt per ter defendido a Estratégia 6σ. "Nós não estamos mais no modo “Just Do It” (lema da Nike: Simplesmente faça!)", disse ele. "Dedicar tempo à compreensão de um problema a um processo antes de concertá-lo é melhor - mas vocês podem ter que nos lembrar de tempos em tempos até nos acostumarmos a este novo caminho".
A Estratégia 6σ é um esforço de "mudança cultural", visando posicionar uma empresa para maior satisfação de clientes, lucratividade a competitividade. Uma definição mais abrangente de 6a destaca:
Seis sigma é um Sistema abrangente a flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis sigma é singularmente impulsionado per uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado de fatos, dados a análise estatística e a atenção diligente à gestão, melhoria a reinvenção dos processos de negócios.
' Pande, Neuman a Cavanagh (2001).
Os Benefícios do 6 Sigma
1. Gera o sucesso sustentado. É a qualidade do que se faz e não a quantidade! Com um pouco de organização, método e visão, não é necessário trabalhar demais. Adotar uma visão integrada dos esforços que sua empresa/negócio faz é convergir e simplificar esforços. Gestão não é um bicho de sete cabeças, basta Método de Trabalho. O Seis Sigma potencializa o que esta sendo feito e aponta novas e práticas atuações para atingir resultados interessantes.
2. Determina uma meta de desempenho para todos. Em uma empresa de qualquer porte, fazer com que todos trabalhem na mesma direção e focalizem uma meta comum é bem difícil. A utilização de uma linguagem metódica comum ao dia a dia de trabalho ajuda e criar uma cultura voltada para a produtividade saudável, onde todos compactuam com os objetivos da empresa. Quem adota o Seis Sigma como método de trabalho passa a analisar defeitos no negócio através da análise estatística baseada em Sigma (S), letra grega usada para designar a distribuição ou variação ao redor da média de qualquer processo ou produto. O valor sigma indica quantos defeitos provavelmente ocorrerão neste processo. Quanto maior o valor sigma, menor a possibilidade de o processo produzir defeitos.
3. Intensifica o valor para os clientes. Quando a GE começou o seu esforço Seis Sigma, os executivos admitiram que a qualidade dos produtos da empresa não era a que deveria ser. Apesar de sua qualidade ser talvez melhor do que aquela de seus concorrentes, Jack Welch afirmou: “Queremos tornar nossa qualidade tão especial, tão valiosa para nossos clientes, tão importante para o seu sucesso que nossos produtos se tornem sua única escolha de real valor”.
4. Acelera a taxa de melhoria. O objetivo da Motorola de “melhoria 100 X em quatro anos” serve como exemplo para organizações ambiciosas e direcionadas a copiarem seu exemplo. A organização que melhorar mais rápido tem mais chances de ganhar a corrida. Pegando ferramentas e ideias emprestadas de muitos programas incompletos e falhos de Qualidade, o Seis Sigma ajuda uma empresa à não somente melhorar seu desempenho, mas também a aprimorar a melhoria.
5. Promove aprendizagem. Os anos 90 testemunharam o nascimento da “Organização que Aprende” (conceito Criado por Peter Senge, guru da Gestão nos EUA); um conceito que atrai a muitos, mas parece difícil de ser colocado em prática. O Seis Sigma é um método que pode aumentar e acelerar o desenvolvimento e o compartilhamento de novas ideias por toda a organização. Ideias podem ser partilhadas e o desempenho comparado mais prontamente – Benchmarking interno.
6. Executa mudanças estratégicas. Introduzir novos produtos, lançar novos empreendimentos, entrar em novos mercados, adquirir novas estratégias e relacionamento com o cliente. Uma melhor compreensão dos processos e procedimentos de sua empresa lhe darão uma maior capacidade de levar adiante tanto os ajustes menores quanto às mudanças maiores que o sucesso nos negócios do Século XXI irá demandar
Eduardo José Marcondes de Oliveira
Referências
PANDE, Neuman a Cavanagh (2001).
Benefícios de um Programa 6 Sigma